8 quadrinhos nacionais independentes para você conhecer - BetaQuest

8 quadrinhos nacionais independentes para você conhecer


Não é só de Marvel e DC Comics que os quadrinhos vivem! Tem muita coisa interessante que é publicada de maneira independente no Brasil. A produção brasileira de quadrinhos é variada e para todos os gostos, com histórias que vão desde um grupo musical combatendo a indústria fonográfica a um gato xerife (e sombrio) de uma cidade do velho oeste, passando por crimes, política, ficção científica e luta por direitos.

Confira essa lista com oito HQs nacionais independentes para você conhecer e iniciar uma nova leitura.

O Doutrinador

Foto: Reprodução
Indignação, revolta ou “saco cheio” mesmo. É assim que Luciano Cunha denomina seu sentimento ao conceber “O Doutrinador” em 2008. O maior soldado produzido em um país sem guerras. Um anti-herói brasileiro que escolheu combater o roubo da elite política de forma radical. Ele aniquila os maus políticos ou criminosos de terno e gravata. Vai onde for preciso para agir contra a corrupção, mediocridade e o “jeitinho brasileiro”. A história foi publicada semanalmente através da rede social e impressa em 2013 de forma independente. Em 2018, a HQ ganhou adaptação para o cinema.

Black Silence

Foto: Reprodução
Um projeto de Mary Cagnin, conta a história do futuro da Terra. Uma equipe de astronautas é convocada para fazer reconhecimento de um planeta que pode ser a única chance de sobrevivência dos seres humanos. A HQ é uma obra de ficção científica e ambientada em um futuro distópico pós-apocalíptico. Um drama psicológico dos personagens com um pouco de drama, suspense e terror. A história é um volume único com três capítulos.

Lâmina Selvagem

Foto: Reprodução
Idealizada por Adriano Silva, a HQ de ficção mostra que a chacina da Candelária ocorreu para encobrir outro crime. Na verdade, uma empresa de alta tecnologia desenvolve o Protótipo Biomecânico em Humanos (P.B.H.) e utiliza de forma criminosa cobaias humanas para seus experimentos. Em meio a tanta criminalidade surge o Esquadrão Selvagem, com objetivo de proteger as ruas do Rio de Janeiro. Uma empresa rival rouba o projeto e cria um ciborgue assassino. Apenas um do Esquadrão sobrevive, descobre sobre seu passado e vai em busca de vingança.

Revista Risca!

Foto: Reprodução
Foi idealizada em 2015 pelo grupo de mulheres da Lady’s Comics. Risca! é uma revista de HQs voltada para o assunto ‘mulheres’. Em sua primeira edição, as autoras trouxeram temas sobre mulher negra, identidade de gênero, aborto e as precursoras da nona arte no Brasil. Nesta edição, Mariamma Fonseca é a ilustradora. Aline Lemos, Day Lima, Ellie Irineu e Laura Athayde escrevem as histórias.

Saint Alamo

Foto: Reprodução
O quadrinho de Jonathan Nunes e Rafael Conte se passa justamente na pequena cidade de Saint Alamo, no velho oeste americano, e conta a misteriosa história do xerife Raymond Castle. O passado obscuro e sangrento de Raymond, porém, é ameaçado pela chegada de um forasteiro, que põe em xeque os segredos e a reputação construída pelo xerife. Um ponto interessante da HQ é o fato de usarem protagonistas animais para uma história não tão fofinha assim.

Arroz

Foto: Garota Bibliotecária
Desenhado por Ale Presser, “Arroz” fala sobre amizade e o impacto das pessoas nas nossas vidas. A HQ apresenta as personagens Melina, uma tímida vendedora de livros, e Amanda, uma professora de inglês extrovertida e rodeada de amigos. Os caminhos do destino fazem com que elas se encontrem e desenvolvam uma amizade profunda. A história está disponível para leitura online e à venda em lojas especializadas.

Nocturne

Foto: Reprodução/Twitter
“Nocturne” é a história de três jovens adultos e companheiros de banda, que lidam com suas inseguranças e medos, enquanto enfrentam “monstros musicais” criados pela indústria fonográfica. Apesar de ser toda em inglês, a webcomic é desenhada pelo carioca Fred Cassar. Uma inovação é a conexão com a música: os quadrinhos são acompanhados por uma trilha sonora, composta pelos músicos Leo Perantoni e Vinícius Kleinsorgen.

Plumba

Foto: Divulgação
"Plumba" é uma menina em busca de aventuras. Ela sai de sua cidade para conseguir o machado mágico Armagedon 3000. No caminho, ela conhece muitos lugares, criaturas inimagináveis e novos amigos. A edição única da HQ do 2Minds Studio (composto por Thiago Lehmann e Luiza McAllister) foi financiada coletivamente pelo Catarse e está à venda pela internet.

Escrito por

Heloísa Manduca

Escrito por

João Pedro Pinheiro

Tecnologia do Blogger.