Cientistas criam holograma que pode ser ouvido e tocado
Fotos: Universidade de Sussex / Nature |
Estamos cada vez mais próximos de chegar à tecnologia de Star Wars, meus amigos! Acontece que cientistas da Universidade de Sussex (Inglaterra) e da Universidade de Ciências de Tóquio (Japão) criaram uma forma de projetar hologramas em 3D, visíveis de qualquer ângulo, que podem ser ouvidos e tocados.
A imagem é produzida por uma pequena bolinha de 2 milímetros, que é movimentada a mais de 30 km/h em um campo ultrassônico e iluminada por LEDs para criar as cores. A velocidade do objeto é maior que a capacidade do olho humano de perceber movimentos, o que gera a sensação de que se trata de um objeto sólido.
Além de movimentar a bolinha, os transdutores que a levitam são capazes de produzir vibrações táteis e ondas sonoras audíveis ao ser humano, tornando possível ouvir e tocar os hologramas. Veja o vídeo:
A holografia é uma técnica de geração de imagens já conhecida há bastante tempo. Sua primeira teoria surgiu no fim da década de 40, mas a aplicação só foi possível a partir dos 60, com a invenção dos lasers.
Mas foi na cultura pop e na ficção científica que os hologramas ganharam o encanto das pessoas. A cena mais icônica é justamente de Star Wars, quando a Princesa Leia envia uma mensagem holográfica para Obi-Wan Kenobi. Fora da ficção, as aplicações mais comuns da holografia eram com projeções em vidro, gerando a impressão de que a imagem foi construída no ar.
A holografia desenvolvida pelos cientistas ainda está um pouco distante das experiências que vemos na ficção. Entretanto, é um grande passo para novas tecnologias que podem surgir nos próximos anos. O que você achou?