5 beat 'em ups que marcaram época - BetaQuest

5 beat 'em ups que marcaram época


Quem não lembra dos beat ‘em ups, aqueles jogos em 2D nos quais tudo o que tem que se fazer é seguir em frente e lutar contra dezenas de inimigos? Vários títulos do gênero viraram febre nos anos 80 e 90 e até hoje deixam saudade.

Por isso, o BetaQuest trouxe esta lista alguns dos beat 'em ups que marcaram época — e a infância de muita gente! Confira:

Final Fight

Foto: RetroRGB
Inicialmente, Final Fight seria uma sequência para Street Fighter, tanto que, antes de seu lançamento, foi chamado de Street Fighter ‘89. No entanto, os planos da Capcom mudaram e acabaram dando origem a um dos maiores clássicos do gênero.

Em Final Fight, o jogador pode escolher entre três personagens: o brigão de rua Cody, o ninja Guy e o wrestler Haggar. O plot do jogo é bem simples: A gangue Mad Gear, ativa na cidade de Metro City, sequestra Jessica, filha de Haggar — que é o prefeito da cidade — e namorada de Cody. Os dois, junto com Guy — o melhor amigo de Cody —, se unem para salvá-la.

O jogo fez tanto sucesso que ganhou duas continuações: Final Fight 2 e Final Fight 3. Onze anos depois do lançamento de Final Fight 3, a série ganhou mais um título: Final Fight Streetwise, lançado em 2006 para Playstation 2 e Xbox. O quarto jogo da série acabou não agradando e, desde então, a saga não teve nenhum lançamento.

Apesar de a franquia estar praticamente morta, muitos personagens de Final Fight vem sendo aproveitados em Street Fighter. Recentemente, a personagem Lucia, que é jogável no terceiro game, fez sua estreia em jogos de luta ao ser anunciada como DLC de Street Fighter V.

Captain Commando

beat 'em up
Foto: GameFaqs/Gamespot
Captain Commando é mais um beat 'em up da Capcom. O Capitão, protagonista do jogo, foi criado na época para ser uma espécie de mascote da empresa — daí as iniciais "Cap Com".

O único jogo do personagem estreou nos arcades em 1991. Nele, o jogador pode escolher entre quatro personagens: O Capitão; Ginzu, o ninja; Mack, a múmia; e Baby Head, um bebê superdotado que pilota um robô.

Captain Commando se passa na mesma Metro City de Final Fight, porém em uma versão futurista da cidade. O Capitão e sua equipe devem enfrentar uma gangue de super-criminosos que aterrorizam toda a galáxia.

O jogo não teve nenhuma continuação, contudo, o Capitão teve participação de destaque nos dois primeiros jogos do crossover Marvel vs Capcom. Porém, desde Marvel vs Capcom 3 ele não dá as caras na saga de luta.

Streets Of Rage

beat 'em up
Foto: MobyGames
Outro gigante dentro do gênero, Streets Of Rage foi desenvolvido pela SEGA e lançado no ano de 1991.

O jogo se passa numa cidade tomada por facções criminosas, que agem em conjunto com uma polícia corrompida. O caos instaurado obriga três jovens ex-policiais a combaterem o crime usando os próprios punhos — tanto que o nome da série no Japão é Bare Knuckle.

O jogador pode escolher um desses três personagens para jogar. São eles: Axel Stone, um habilidoso artista marcial; Blaze Fielding, uma judoca; e Adam Hunter, um boxeador.

A franquia teve aclamação de público e crítica, e foi continuada até o terceiro capítulo, lançado em 1994. Cerca de 25 anos depois, Streets of Rage vai ganhar uma continuação, Streets of Rage 4. O quarto capítulo da saga já confirmou os retornos de Axel e Blaze.

Battletoads

beat 'em up
Foto: MobyGames
Chegou a hora de falar do Dark Souls dos anos 90, Battletoads! Brincadeiras à parte, o jogo — da mesma maneira que a franquia da From Software — ganhou fama pela sua alta dificuldade.

Batlletoads foi lançado para rivalizar com os jogos das Tartarugas Ninjas, que também pertenciam ao gênero beat 'em up. Porém, em vez de tartarugas o jogador pode escolher entre três sapos-mutantes porradeiros: o fortão Pimple, o veloz Rash e o líder Zitz.

Além do título original, lançado em 1991, a franquia ainda ganhou um spin-off para Game Boy e duas sequências: Battletoads in Battlemaniacs e Battletoads & Double Dragon, sendo a última um crossover com a série Double Dragon. Vale destacar que Rash, o sapo mais popular entre os fãs, esteve presente no elenco do reboot de Killer Instinct, de 2013.

Assim como Streets of Rage, Battletoads fará um retorno na atual geração, só que neste caso com um reboot, que está sendo desenvolvido pelo estúdio Dlala em parceira com a Rare. Ainda não há uma data de lançamento, mas o jogo deve sair ainda neste ano para Xbox One e PC.

Golden Axe

beat 'em up
Foto: MobyGames
Golden Axe é um beat 'em up com temática medieval desenvolvido pela SEGA. A série fez sua estreia no ano de 1989 e foi muito bem recebida por público e crítica.

Inspirado pelos filmes de Conan, o Bárbaro, Golden Axe conta a história de três heróis que lutam para salvar o Rei e sua filha das garras do vilão Death Adder. Os três heróis, é claro, são os personagens jogáveis. São eles: Ax Battler, um guerreiro que carrega uma espada; Gilius Thunderhead, um anão que usa um machado; e a amazona Tyris Flare, que também utiliza uma espada.

Golden Axe deu origem a uma trilogia de beat 'em ups, com o último jogo saindo em 1993. No ano de 2008, a SEGA tentou promover o retorno da franquia com Golden Axe: Beast Rider, lançado para Xbox 360 e PS3, mas o jogo teve uma péssima recepção.

Para matar a saudade

Para quem sente falta desses clássicos, vale lembrar que alguns dos títulos listados estão disponíveis para mobile. A SEGA, por exemplo, adaptou uma série de clássicos para os dispositivos móveis. Nas lojas de aplicativos, é possível encontrar a trilogia Golden Axe e os dois primeiros Streets of Rage. O melhor de tudo é que os jogos são gratuitos!


VICTOR BARRETO

Estudante de jornalismo na maior parte do tempo e um viciado em videogames nas horas vagas. Amo futebol e sou torcedor fanático do Corinthians apesar de ser santista de nascimento. Também sou apaixonado por ouvir e tocar música.
Tecnologia do Blogger.