O que esperar do PES 2020: Testamos a demo
Foto: Divulgação/Konami |
Se tem um jogo que está chamando bastante a atenção ultimamente, este jogo é o eFootball PES 2020. A demo da nova versão do clássico game de futebol da Konami está disponível gratuitamente para os jogadores desde 30 de julho. Com 13 equipes disponíveis na versão de testes (incluindo 5 brasileiras), partidas locais e modo online, a versão de testes vem se destacando nas análises
Nós baixamos a demo, testamos e trazemos para você nosso veredito, dividido em alguns critérios. Confira nossa análise:
Gráficos
Sem dúvida nenhuma, os gráficos de PES 2020 são espetaculares. Os trailers e imagens de divulgação não mentem: a qualidade dos detalhes está ainda melhor na nova versão do game. Isso se aplica desde as texturas dos jogadores, até à torcida e às cenas dos estádios (infelizmente, só podemos conferir três por enquanto).A física também parece mais acertada em relação ao PES 2019. Os jogadores possuem movimentos mais verídicos que o antecessor, embora eles já fossem bem feitos na versão anterior. Ah, e a nova interface está espetacular!
Riqueza de detalhes no PES 2020 é impressionante / Foto: Reprodução |
Jogabilidade e ritmo
O ritmo de jogo é uma mudança significativa na nova versão. Agora, o jogo é mais cadenciado, exigindo paciência e estratégia dos jogadores. Nada de sair correndo desembestado até o goleiro, o ideal é criar jogadas e dar passes.Os passes, aliás, estão mais rápidos e reais. Algo que nos incomodava bastante nas versões anteriores era a lentidão para o jogo reconhecer o comando de passe e executar a ação. Na demo, eles são diretos, evitando perder a bola para o marcador com tanta frequência.
Contudo, agora é necessário ter mais precisão. Com uma importância maior no toque de bola, errar um passe é mais fácil que anteriormente, o que é totalmente previsível. Então, atenção na hora de criar jogadas.
Nova câmera
O PES 2020 traz uma nova câmera, chamada de Transmissão de TV. Pelo nome, você já pode imaginar: ela simula uma transmissão, com uma imagem mais horizontal e aberta, dando a impressão de um ponto fixo (me lembrou bastante as transmissões em estádios menores da Série B, acredite).A nova câmera também lembra as antigas câmeras do Winning Eleven que simulavam uma transmissão. Sinceramente, achei interessante, mas não é algo que me atrai. Prefiro a tradicional câmera a meia distância, sem angulação.
Goleiros
Adeus golaços e frangos? Pode ser que sim, pode ser que não. Os goleiros parecem muito mais eficientes que o PES 2019. Em várias oportunidades, perdi gols feitos em grandes defesas do guarda-redes adversário. Mas também, quando falharam, a falha foi notável.Alcançar resultados elásticos é mais difícil, de fato. A melhoria nos goleiros deixa o jogo mais próximo da realidade, em que não é simples vencer as barreiras adversárias. Contudo, ainda é possível melhorar.
Grande novidade para os brasileiros: a Série B estará presente no PES 2020 / Foto: Divulgação/Konami |
Equipes brasileiras
Entre as 13 equipes disponíveis na demo, 5 são brasileiras: Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Flamengo e Vasco. Além delas, outras 3 são sul-americanas (Boca Juniors, River Plate e Colo-Colo). Isso mostra como a Konami vê com bons olhos o nosso continente.O anúncio de que a Série B do Brasileirão estará presente no PES 2020 reforça ainda mais como a empresa valoriza o mercado brasileiro. Mesmo assim, é frustrante ver que são poucos jogadores, mesmo nas equipes parceiras da demo, que possuem texturas escaneadas e personalizadas. Torçamos para que esse cenário mude em breve.
Problema com faltas
As faltas foram um problema real na demo. Qualquer encontrão com o adversário resultava em penalização e bola parada. A própria Konami relatou que esse era uma falha de fato na versão de testes e que estavam buscando soluções.Nas primeiras partidas que jogamos, assim que o jogo foi instalado, o problema ainda persistia. Alguns dias depois, entretanto, já não enfrentamos mais a marcação excessiva de fatos. Ponto positivo para a Konami.
Movimentação
Outro ponto negativo que enfrentamos foi em relação às escolhas de jogada e movimentação da IA. Jogando a partida local, foram várias as vezes em que a máquina errou passes simples e deu o clássico "passe na fogueira", devolvendo a bola para o adversário próximo ao gol.A falha das defesas acontece justamente quando o jogo necessita ainda mais de passes perfeitos. Contudo, esse defeito parece ser facilmente corrigível na versão final: não podemos esquecer que ainda é só um teste.
Messi, capa do PES 2020 / Foto: Reprodução |